segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto “Caminhos da leitura” abre espaço para mais artistas

Thiago França
Repórter

Com o objetivo de divulgar o trabalho de artistas plásticos de Montes Claros e região e aumentar a abrangência do “Caminhos da Leitura”, a equipe que coordena o projeto informa que os interessados em participar podem enviar suas obras até o dia 15 de novembro. Elas passarão por avaliação e seleção e, em seguida, serão impressas nos cartões junto com trechos literários que serão afixados nos ônibus.

Para a coordenadora do projeto, Lara Araújo, os cartões ajudam a divulgar o trabalho de artistas da nossa cidade e abrir espaço para os novos nomes que estão surgindo no cenário artístico de Montes Claros e região.

“Os artistas interessados podem enviar seus trabalhos em formato Jpeg para o e-mail caminhosdaleitura@gmail.com, identificando cada um com título, pequeno texto descritivo, além de uma minibiografia do autor”, explica.

O projeto

O “Caminhos da Leitura” é inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG em Belo Horizonte e foi trazido para Montes Claros por meio da parceria firmada entre as Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, a UFMG e a MCTrans.

O projeto consiste na afixação de cartões em formato A4 nos ônibus do transporte coletivo urbano de Montes Claros, onde são apresentados trechos literários e obras plásticas de artistas do Norte de Minas. O objetivo é incentivar a leitura da literatura brasileira e de obras de arte, aproveitando melhor o tempo dentro do transporte público.

O projeto conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte. Os alunos são responsáveis, juntamente com a coordenadora do projeto, pela seleção das obras dos artistas plásticos regionais, pela seleção dos trechos literários e pelo estudo do impacto da implementação do projeto.

Para Lara Araújo, a participação dos alunos é de suma importância, tanto para o andamento do projeto quanto para o desenvolvimento intelectual, cultural e profissional dos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário