O PROJETO

O “Caminhos da Leitura” é inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG em Belo Horizonte e foi trazido para Montes Claros por meio da parceria firmada entre as Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, a UFMG e a MCTrans.

Consiste na afixação de cartões em formato A4 nos ônibus do transporte coletivo urbano de Montes Claros, onde são apresentados trechos literários e obras plásticas de artistas do Norte de Minas. O objetivo é incentivar a leitura da literatura brasileira e de obras de arte, aproveitando melhor o tempo dentro do transporte público.

O projeto conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte. Os alunos são responsáveis, juntamente com a coordenadora do projeto, a professora Lara Araujo, pela seleção das obras dos artistas plásticos regionais, pela seleção dos trechos literários e pelo estudo do impacto da implementação do projeto.

Para Lara Araújo, a participação dos alunos é de suma importância, tanto para o andamento do projeto quanto para o desenvolvimento intelectual, cultural e profissional dos acadêmicos.